segunda-feira, 1 de abril de 2013

Maior ataque cibernético


Maior golpe cibernético da história, o ataque de negação revelado nesta quarta-feira (27) que atinge a entidade antispam Spamhaus começa a mostrar consequências no mundo dos negócios.
A startup americana de pagamento Dwolla sofre com seu site fora do ar desde ontem, o que dificulta que seus clientes, pequenos empreendedores, não consigam acessar o serviço.
A Dwolla desenvolveu um sistema de pagamento alternativo, que permite a qualquer pessoa ou empresa enviar ou receber quantias, sem passar por redes de cartão de crédito e adquirentes, a um custo de US$ 0,25 por transação.
A instabilidade na conexão também afetou serviços de outros desenvolvedores que integram seus sistemas à rede de pagamento. Esses profissionais foram notificados sobre o problema.
“Ontem à tarde, os provedores de serviço da Dwolla se tornaram vítima de um ataque de negação, que resultou no acesso limitado ao site da companhia ou não disponibilidade”, comunicou a empresa em seu blog.
Um dos serviços de proteção de provedores da Dwolla é feito pela CloudFlare. A partir de dados dessa companhia extraídos de seu serviço de proteção contra ataques de negação que foi possível se ter dimensão do golpe cibernético.
Desde de 18 de março, a organização Spamhaus é sobrecarregada por uma enorme quantidade de acessos a seus servidores. A intenção é tentar abalar a estabilidade do sistema, o que torna difícil que permaneça on-line.
As ações começaram no dia 18 de março, quando a Spamhaus bloqueou o provedor holandês “Cyberbunker” por considerar que estava sendo usado por spammers para enviar e-mails a milhões de pessoas.
No último fim de semana, a guerra cibernética chegou a afetar o o ponto de troca de tráfego (PTT), de Londres, chamado de LINX. Após a CloudFlare conseguir impedir as investidas contra a Spamhaus, o alvo passou a ser esse PTT, que são locais em que as redes de internet de grandes provedores se conectam.
FONTE: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/vitima-do-maior-ataque-cibernetico-site-de-pagamentos-fica-fora-do-ar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário