terça-feira, 9 de abril de 2013

Alan Emtage, o "pai do Google"


Quando Alan Emtage criou o primeiro sistema de buscas do mundo, em 1989, não imaginava que o serviço seria um dos grandes motores da internet.

A ferramenta, semelhante ao Google ou Bing, foi desenvolvida para ajudar professores e alunos da Universidade de Ciência da Computação McGill, localizada em Montreal (Canadá), a encontrar softwares armazenados em diretórios de FTP.
Emtage trabalhava como administrador de sistemas da faculdade e desenvolveu o buscador para facilitar a vida de seus colegas. No entanto, como a internet ainda era um embrião e não oferecia muitas oportunidades de negócios, o desenvolvedor não patenteou sua criação.

Em poucos meses várias pessoas na universidade - e fora dela - estavam usando o sistema, apelidado de Archie, que passou a ser comercializado por ele por meio de licenças. Mas o sucesso repentino não foi suficiente para estimulá-lo a registrar o serviço.

"Não mudaria a forma como as coisas aconteceram", afirmou Emtage em entrevista exclusiva ao Olhar Digital. O "pai do Google" garante que a vida é curta demais para se arrepender e que patentear uma ideia tão inovadora poderia acabar com a inovação futura.

No bate-papo abaixo, você conhece a história do visionário que criou um dos negócios mais rentáveis da web e descobre o que ele sentiu quando viu os buscadores se transformarem em um grande sucesso.
Quanto tempo o Archie durou?     

Até hoje usam o serviço da Polônia. O engraçado é que o mundo só ficou sabendo da existência do Archie em 2011, sendo que em 1990, quando algumas pessoas passaram a usar o motor de buscas que eu criei, eu já usava a tecnologia em meus trabalhos pessoais há um ano. (Acesse o site polonês aqui)
fonte :http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/entrevista-exclusiva-com-alan-emtage,-o-pai-do-google

Nenhum comentário:

Postar um comentário